Feminismo

Resultado de imagem para feminism tumblr quotes



Vamos lá falar de preconceito, mais especificamente de machismo.
Já chateia a conversa do movimento feminista, não já?
Já.
Vamos deixar de tê-la?
Não.
Porquê?
Porque é demasiado importante.

Vamos lá ver porque isto já me enerva.

Primeiramente, porque alguém vai confundir o termo feminismo como algo que se assemelha ao modelo machista, mas ao contrário. Ou seja, um modelo em que a mulher está numa posição de favoritismo em relação ao homem. Não é isto gente, o nome vem em oposição ao machismo não em oposição ao homem.
Acham que o nome leva a mal entendidos e devia ter sido escolhido outro nome?
Legítimo, mas foi o nome escolhido, é perceber o que ele representa e não o que ele nos soa nos ouvidinhos. Eu também não gosto de ter a combinação de dois nomes próprios que fazem corar qualquer Rute Marlene desta vida e aprendi a viver com isso. Força vocês também vão conseguir. 
Segundo, porque alguém vai perguntar 'conheces alguma mulher que queira trabalhar nas obras?'  Qual é mesmo o propósito desta pergunta? Ah sim provar que há coisas que os homens terão mais facilidade em executar por questões biológicas do que uma mulher, mas outra vez ,isto não é um jogo de Street Fighter meninos contra meninas. Sim existem diferenças biológicas entre homens e mulheres. Se essas diferenças poderão de alguma forma influenciar em um restrito número de empregos? Acredito que sim. Se me incomoda que o exemplo dado seja sempre o acima referido, de um emprego que supostamente uma mulher não conseguiria exercer por ser mulher e nunca um exemplo de uma profissão que um homem tivesse dificuldade em executar pela simples razão de ser homem? Ligeiramente.
Se este fastio que é ter que esmiuçar estas questões over and over again são o suficiente para eu deixar de ter esta discussão?
Não. Porquê? Porque sonho com  o momento em que (e olhem que não estou a ser ambiciosa) :
-Percebamos todos, que embora possamos ter diferenças biológicas devemos todos ter direitos iguais. 
- Percebamos que todos temos de vez em quando, ideais ou acções machistas, porque fomos todos criados neste modelo desde que a Eva fez o Adão comer a porcaria da maçã - Foda-se uma maçã!
Não nos podíamos ter desgraçado antes por uma manguinha ou papaia?Sempre era mais docinho e exótico. Ninguém se desgraça por uma maçã, mas adiante - e que devemos ter atenção aos nossos pensamentos e acções para deixarmos de o ser e criarmos a próxima geração de forma mais consciente.
-Este modelo irá  beneficiar todos, e não só a mulher. Que venham daí mais mulheres nas obras ou CEO de empresas sem serem apelidadas de machonas e/ou lésbicas ou homens educadores de infância ou professores primários sem serem apelidados de gays e/ou pedófilos (dica para os distraídos: apelidar alguém de lésbica  ou gay não deverá ser um insulto pelo que não o é sê-lo) . Que venham daí licenças de paternidade mais prolongadas e menos preconceito quando um homem falta ao trabalho para ficar com os filhos doentes .
-Que se deixe de usar a palavra 'puta' para castrar a sexualidade feminina uma vez que não existe vocábulo equivalente no masculino, mesmo que se esteja falar de condutas idênticas.
-Que venha daí a percepção de que existe desigualdade e que ninguém beneficia com ela para que possamos dar o próximo passo, que é percebermos todos, qual o melhor caminho para conseguirmos aquilo que qualquer ser humano decente deve querer.
Justiça. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Descanso da Guerreira

Negritude